Apesar de 2008, o Brasil ter quebrado recorde de divisas no turismo de US$ 5,78 bilhões e um aumento de 15% na venda de pacotes nacionais neste verão (janeiro e fevereiro), se prepara para a crise em 2009 com uma estratégia junto aos "hermanos" argentinos: uma campanha para captar turistas asiáticos para os dois países.
"Em conjunto, vamos captar turistas da Coreia, Japão e China, que são mercados incipientes, mas com turistas de estadia com longa duração", explicou o ministro Luiz Barreto, em Buenos Aires, em entrevista coletiva a jornalistas brasileiros. A partir de um acordo assinado entre os dois países para a promoção conjunta do turismo, Argentina e Brasil vão realizar uma programação diversificada na Ásia para oferecer pacotes turísticos. A agenda envolve workshops na China e Coreia, participação em uma feira internacional no Japão e o início de voos diretos da Coreia para o Brasil até o fim do ano.
Outra estratégia depois da fugas de turistas europeus e amercianos é o turismo interno e na América do Sul. "Em 2007, o Brasil recebeu 920 mil argentinos e em 2008 esse número deve ter ficado próximo de 950 mil, segundo as estimativas oficiais - o resultado deve ser divulgado no fim deste mês. Em busca da estabilidade deste fluxo, Barreto anunciou o aumento este ano dos recursos em publicidade na Argentina, passando de R$ 3,5 milhões para R$ 4,8 milhões.
Outros R$ 6,2 milhões serão gastos em publicidade nos demais países da América do Sul. "A crise nos mercados europeu e americano é muito forte e vai ter impacto no nosso mercado. Por isso, incentivar o mercado doméstico e o sul-americano é uma saída natural", disse.
Fonte: Agência Estado
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